Chame para nós (11) 2091-6540

Close (x)

Você sabe como funciona o processo de estampa em serigrafia (silk screen)?

Você já deve ter escutado aquele ditado que diz “uma imagem vale mais do que mil palavras” certo!? Pois é, no ramo da moda esse ditado faz ainda mais sentido. Além das cores e corte das roupas, uma estampa pode fazer toda a diferença em uma peça.

Porém existem várias técnicas para se estampar uma camiseta, boné ou qualquer outro item de moda. Na São José Confecções trabalhamos com transfer, sublimação bordados e serigrafia, conhecida também como silk screen, e é justamente sobre ela que iremos falar neste artigo.

Aqui você irá aprender o que é serigrafia, como funciona todo o processo de estampa por serigrafia e também quais são as vantagens de optar por ela na hora de estampar uma peça.

O que é serigrafia

Um processo de personalização que utiliza matrizes e tinta serigráfica, um tipo de tinta bem versátil e que pode ser aplicada em diversos tipos de materiais como tecidos, plásticos, madeiras, etc. Entretanto cada tipo de material exige um tipo de tinta serigráfica diferente.

Aqui na São José Confecções usamos a tinta à base de água, que é a mais indicada para aplicação em substratos têxteis como tecidos de algodão, mistos ou sintéticos.

Serigrafia é um processo desatualizado?

Jamais! A serigrafia é um dos métodos mais antigos para personalização, e ainda amplamente utilizada por ser um processo flexível, baixo custo e que permite produzir grandes quantidades de um mesmo produto rapidamente. A produção da São José Confecções chega a estampar até 10.000 peças por dia dependendo da arte, e produto a ser personalizado.

Como funciona o processo de estampa por serigrafia.

Criação da arte, separação das cores e fotolitos

Fotolitos

O processo de estampa em Silk-Screen começa com o designer, que irá produzir a arte a ser estampada em uma software de vetorização como o Illustrator ou o Coreldraw. Em seguida a arte é separada por cores pois a serigrafia exige que cada cor seja gravada em uma matriz diferente.

Após todo o trabalho do designer chega a hora da impressão, que começa com os fotolitos (conhecido por alguns como negativos). A qualidade da separação de cores e dos fotolitos vão interferir diretamente na qualidade da estampa.

Gravação de matrizes e preparação de insumos

Serigrafia

Com os fotolitos impressos é hora de começar o processo que dá nome ao tipo de estampa. Tudo é enviado para a Serigrafia onde serão gravadas as matrizes. Essas matrizes são feitas de metal ou madeira com uma tela bem esticada onde é passada uma emulsão fotossensível que endurece onde o fotolito não está presente, permitindo assim que a arte do fotolito fique visível.

Feito isso começa a preparação do material a ser usado na estampa e também o registro das matrizes para que o encaixe fique perfeito e as misturas das cores também.

Impressão, secagem e cura das tintas

Chega o momento onde a arte feita no computador é transferida para a peça a ser estampada. Essa “mágica” pode ser feita de forma manual ou automática. 

Na manual um operador posiciona a matriz sob cada uma das peças e manualmente faz a transferência da arte da matriz para a peça. Já na automática, as peças são posicionadas em uma máquina que faz a impressão automaticamente em cada peça.

serigrafia máquina carrossel

Após a arte ser impressa é feita uma pré-secagem com sopradores térmicos ou por iluminação, em seguida é feito o processo de cura, que no caso de tintas a base de água, como as que nós usamos aqui na São José Confecções, é feita em temperatura ambiente.

Limpeza

Com todas as peças devidamente impressas é iniciada a limpeza de todo o equipamento utilizado como matrizes e rodos, para que tudo esteja pronto para uma nova produção.

Vantagens e recomendações

A grande vantagem da Serigrafia ou Silk-Screen é o custo-benefício, pois trabalha com equipamentos e materiais que exigem um menor investimento e ao mesmo tempo oferece qualidade e durabilidade as estampas produzidas.

Outra vantagem desse processo é o tempo de produção que é bem mais rápido que outros métodos para tiragens acima de 100 unidades.

O processo de serigrafia é recomendado para estampas com cores sólidas, sem degradês ou efeitos especiais. A quantidade de cores também interfere no custo da produção, pois é necessário uma matriz para cada cor presente na estampa.

A São José Confecções oferece a opção de estampa por serigrafia (silk-screen) e diversas outras. Escolha em nosso site o produto que deseja estampar e solicite um orçamento sem compromisso, teremos um imenso prazer em ajudá-lo.


Deixe um comentário

* Nome:
* E-mail:
   Local na rede Internet:
* Comentário: