Chame para nós (11) 2091-6540

Close (x)

Bordado, o mais sofisticado método de estamparia

Aqui no blog da São José Confecções já falamos sobre diversos tipos de estampas que podem ser utilizadas para melhorar a aparência das suas peças e dar a ela um tom de exclusividade. Hoje falaremos de mais um tipo de estampa, um tipo que dentre todos os outros abordados até o momento, provavelmente é o que trás o melhor acabamento, o bordado.

Mas o que é o bordado? Bordado é a técnica que utiliza a combinação de agulhas e linhas para construir formas e desenhos em outro material, normalmente um tecido.

> Leia mais sobre Serigrafia (silk-screen)

> Leia mais sobre Transfer e Sublimação

Por muito tempo bordar foi uma atividade manual, que dependia da criatividade e das técnicas empregadas pela costureira que dominava a arte de bordar. Porém, com o avanço da tecnologia máquinas ultra-modernas de bordado ganharam o mercado e permitiram a mesma qualidade manual, porém em maior escala e menos tempo.

Aplicações do Bordado

A cada ano que passa o bordado ganha mais atenção no mundo da moda, sua versatilidade permite aplicações cada vez mais elaboradas e criativas.

Emblemas em camisas de futebol ou qualquer outro esporte, desenhos simples e complexos em mais de uma cor, frases inspiradoras são só algumas das ideias que podem ser praticadas graças ao bordado.

Como funciona o processo do bordado

Bordado é o processo de estampar o desenho ou logotipo através de uma máquina de bordar industrial computadorizada de 8 ou 16 cabeças, utilizando agulhas e linhas de bordar para executar o serviço diretamente no tecido ou malha.

Máquina de bordado

Primeiramente um profissional de programação de bordado, produz um arquivo de bordado baseado no desenho que o cliente enviou, que nada mais e do que a matriz do bordado.

Essa matriz de bordado é onde serão gravadas todas as coordenadas das cores e direcionamentos dos pontos de bordado para a máquina de bordar executar o serviço, ou seja, é basicamente a preparação da programação de como a máquina irá bordar. Após essa preparação o programa do bordado e o tecido são colocados na máquina para execução do bordado.

Os critérios mais relevantes para fazer um orçamento são: tamanho da arte a ser estampada e o seu grau de preenchimento, quanto maior o preenchimento, mais linha é utilizada e mais pontos são dados pela máquina.

Vantagens do bordado

O bordado é uma técnica excelente para você que deseja uma estampa diferenciada não apenas pelo design. Abaixo apresentamos as principais vantagens por utilizar essa técnica em suas peças.

Delicadeza e elegância
Usar linhas de diversas cores entrelaçadas em outras tecidas trás um nível de acabamento superior a qualquer outro tipo de estampa, além de passar a sensação de delicadeza e acabamento refinado.

Perfeita para pequenas estampas
O bordado, mesmo que pequeno, tem o poder de chamar atenção das pessoas e passar mais profissionalismo e credibilidade. Marcas como Lacoste, Tommy Hilfiger e outras gigantescas do mercado têxtil usam e abusam dessa técnica.

Versatilidade de aplicação
Ao contrário de outras técnicas de estamparia, o bordado é mais versátil e pode ser aplicado em diversos tipos de tecido como o jeans e também em uma variedade imensa de produtos como bonés, camisetas, chapéus, camisetas, camisas polo e viseiras.

> Solicitar orçamento para camiseta polo bordada

> Solicitar orçamento para boné bordado

Tempo de produção
Bordados manuais demoram dias para serem finalizados, com a máquina de bordado computadorizada um bordado demora 10 minutos. Além disso, não há variação de um mesmo desenho em peças diferentes, algo que acontece com frequência em bordados manuais.

Maquina de bordado no detalhe

Durabilidade
A durabilidade oferecida pelo bordado também é diferenciada.Com alguns cuidados básicos na lavagem um bordado se mantém como novo por muito tempo.

Conclusão

Como você pôde perceber o bordado oferece um tipo de estampa diferenciado se comprado a outros tipos de estampa. Para mais informações, escolha um dos produtos do nosso site e solicite um orçamento. Se preferir você pode também entrar em contato aqui.

 


Deixe um comentário

* Nome:
* E-mail:
   Local na rede Internet:
* Comentário: